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AO LER ESTA FRASE, parece que ficamos sem referências, flutuando. Novos conceitos? Novas descobertas? Que mundo é este que eu devo representar?

Acredito que, muitas vezes, por cilada de nossa mente preguiçosa que nos prega constante peças para tentar se manter em uma rotina pouco desafiadora – afinal, pensar e inovar cansa de verdade – acabamos nos enfiando em outra caixa. Não que essa caixa não seja maior ou tenha novos cenários, cores, cheiros.

Eureka! A maçã cai na minha cabeça. Não existe caixa. There is no box. Dessa percepção vejo também que construímos as caixas porque elas nos dão uma série de confortos difíceis até de serem negociados. A pretensa segurança, uma suposta identidade e até uma falsa aceitação social. Infelizmente, essas muletas, que não deixam de ser necessárias em muitos períodos de nossas vidas, limitam nosso pensar. Nos encaixotam.

O que é o Pensar Wide? Do Michaelis, wide é vastidão, amplidão, largo, extenso, amplo, espaçoso, vasto, distendido,  dilatado, tolerante, grande, enorme, liberal, aberto, arregalado…

Ora, Pensar Wide é ir além do horizonte. É não pensar uma caixa ou caixas sobrepostas, como as babushkas, as lindas bonecas russas. É correlacionar todas as informações existentes na sua vida, esquecer egos, definições sociais, status, tudo, e se deixar levar pelo mais puro pensamento conectado. Quem Pensa Wide sabe que não pode haver separação entre o analógico e o digital. Um nasceu do outro e o outro não vive sem o um. Essa é a essência Wide. A era tecnológica e o pensamento digital já provaram porque vieram.

Agora, a hora é da era WIDE, aquela em que a experiência do analógico encontra a velocidade do pensamento digital e, juntos, quebram paradigmas e criam novos conceitos e descobertas. O futuro é isso. O futuro é Wide!

João Batista, engenheiro industrial, é titular da j2b Innovation, consultoria Business Branding. É fundador e diretor de Comunicação do RDI – Retail Design Institute – Chapter Brasil. Trabalhou na ONU como responsável pela Direção Geral do Fórum Global na Eco 92, no Rio de Janeiro. Colabora, como colunista, com a revista Wide.

Conferência mundial de fomento à inovação

O CONGRESSO REUNIRÁ, na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2012, cinco mil participantes: pensadores, líderes, formadores de opinião, tomadores de decisão e profissionais ligados a inovação e tecnologia.

cenário

  • Imenso volume de informação de qualidade, acessível instantaneamente e a baixo custo;
  • Disponibilidade de capital em busca de oportunidades;
  • Modelo de sociedade não sustentável — o tradicional está em crise;
  • Desequilíbrio social.

objetivo

Nesse contexto, torna-se indiscutível a necessidade do estímulo à inovação.

metodologia

Proporcionar o intercâmbio entre gerações, entre executivos e formadores de opinião, entre empreendedores e investidores, entre brasileiros e estrangeiros, para que, em um ambiente de produção e troca de conhecimento, sejam concebidas soluções sustentáveis para uma sociedade melhor na forma de novos negócios para os participantes.

realização

Com esse intuito, o evento foi concebido. A seguir, confira o formato, a dinâmica, o conteúdo e as ações da WOB Conference.

PÚBLICO-ALVO: executivos, tomadores de decisão, formadores de opinião, empreendedores, investidores, profissionais ligados às áreas de inovação e tecnologia. A campanha de divulgação utilizará canais e conteúdos diferenciados para atrair cada perfil separadamente. As ações dos patrocinadores também poderão ser direcionadas ao público de seu interesse.

Serão, aproximadamente, cinco mil participantes, assim distribuídos:

  • 3500 profissionais ligados a inovação e tecnologia
  • 500 diretores de agências interativas
  • 800 executivos (diretores) de empresas de pequeno/médio porte
  • 200 executivos (diretores) de empresas de grande porte

O EVENTO CONTARÁ com aproximadamente oitenta palestrantes, que se apresentarão para o público em formatos diferenciados. Abaixo, segue a lista de temas e alguns dos keynotes que já estão sendo convidados pela produção do evento.

BRASIL: APROVEITANDO A MELHOR DÉCADA DA HISTÓRIA, POR RICARDO AMORIM

Economista formado pela USP e pós-graduado na França, Ricardo Amorim é um dos apresentadores do Manhattan Connection. Escreve para as principais redes de televisão, jornais e revistas do mundo. Distingue-se pelo bom humor e capacidade de abordar assuntos econômicos complexos de forma clara e divertida.

NEUROMARKETING: BLIND TO CONSUMERS, POR JÜRGEN KLARIC

Jürgen fornecerá um valioso guia sobre como reinventar a cultura corporativa e construir uma vantagem competitiva no mercado atual. Neurociência aplicada à inovação empresarial. Mini CV: CEO da Mindcode International Inc. EUA, maior empresa envolvida no desenvolvimento de processos de inovação, Jürgen ajudou os CEOs de multinacionais de todo o mundo a inovar e reavaliar a forma como apresentam seus produtos ao mercado. Atendeu Nestlé, Danone, Bacardi, Pepsico e outras.

DESIGN DE EXPERIÊNCIA, POR BRIAN DYCHES

Como alinhar a comunicação e engajar o consumidor com inovações para mobile, impresso e digital. Mini CV: Presidente do Retail Design Institute, especialista em tecnologias para consumidores, com ênfase em realidade aumentada e QR Code.

O DESIGN NA ERA DA ECONOMIA CRIATIVA, POR LINCOLN SERAGINI

A Economia Criativa para muitos países é uma importante alternativa para a desindustrialização. O Design, além de integrante, é considerado um denominador comum entre as áreas. Mini CV: Presidente do Grupo Seragini Branding, Membro da Academia Brasileira de Marketing e Economia Criativa da Fecomércio, Professor de Pós-graduação de Design Estratégico e Inovação na USP, FGV e Instituto Europeo di Design.

JOY OF USE FOR BUSINESS, POR FERNANDO TASSINARI

Como aplicar o conceito de Joy of Use a produtos e serviços, de modo que os consumidores tenham a melhor experiência possível com determinada marca, por meio de interações e possibilidades que gerem encantamento e utilidade, de forma divertida e positiva. Design Thinking voltado para produtos e Serviços e o encantamento do cliente final. Mini CV: CEO da MRMWorldwide Brasil, agência de relacionamento do McCann Worldgroup, que conta com clientes como Santander, GM, Intel, J&J, ESPM e Grupo Kroton.

DESIGN THINKING OU DESIGN DOING?, POR LUIS ARNAL

Como equilibrar o pensamento analítico e intuitivo com a excelência na execução das ideias para inovar. Mini CV: Luis esteve envolvido em mais de 700 projetos de inovação e consultoria para empresas líderes mundiais. Atualmente é o CEO da insitum consultoria em toda America Latina e EUA. Antes da insitum,foi head de research e inovaçao na IconMediaLab, Doblin Group e E-Lab nos EUA e DiamondCluster em Barcelona. Tem participaçao ativa como palestrante nas principais conferências globais de inovação e design-thinking nos EUA, Europa e Ásia.

EMPREENDEDORISMO DIGITAL: POR QUE INVESTIR EM INOVAÇÃO CRIA DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA O PAÍS

O Brasil é a sede do novo Vale do Silício? Estamos preparados para produzir inovação competitiva e empresas de classe mundial? Como fazer com que Eduardo Saverin não seja exceção e fazer o Brasil possa criar um ambiente de empreendedorismo digital mais forte e sustentável. Mini CV: Formado em Administração pela USP e Estratégia de Gestão no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e tem vasto conhecimento no mercado de tecnologia e startups no mundo. Co-fundador da Samba Tech, atualmente é o responsável pelas ações da Samba Ads na América Latina."

Conheça alguns palestrantes

A INTERAÇÃO ENTRE OS PÚBLICOS se dará nos espaços “Desconferência”, “Workshops”, “Business Lounge” e “WOB Expo”. Tanto executivos quanto profissionais de tecnologia e inovação participarão das atividades relacionadas a empreendedorismo, tendências e startups. O ambiente e a dinâmica serão propícios à integração entre os públicos para que, justamente dessa troca, surjam novas ideias, negócios e iniciativas.


Arenas

  • Espaço Inovação e Negócios
  • Espaço Design e Marketing
  • Espaço Tecnologia e E-commerce

Salas

  • Mobile & Apps
  • Empreendedorismo e startps
  • Gameficação e Tendências
  • Espaço FGV Novas mídias
  • Workshops Cloud Computing e Green IT

WOB Expo:

  • Stands dos patrocinadores e expositores

O PROJETO WOB CONFERENCE foi desenvolvido com o objetivo de fomentar a inovação e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Além de compartilharem com o objetivo macro da conferência, as empresas patrocinadoras terão o seguinte retorno:

imagem da marca

Associação da marca a um evento pioneiro e inspirador, que estimula a inovação e iniciativas voltadas à sustentabilidade.

oferta de produtos e serviços

Três dias de acesso estruturado aos tomadores de decisão e influenciadores em ambiente propício aos negócios.

Lista de contatos qualificada para futuras interações.

análise do retorno sobre o investimento

Durante o evento serão realizadas as seguintes medições:

  • pesquisas de satisfação com os congressistas;
  • monitoramento das redes sociais;
  • auditoria de presença;
  • registro de negócios.

Ao final do evento serão emitidos os seguintes relatórios:

  • balanço do impacto da marca: síntese segmentada dos presentes e como a sua marca foi percebida por estes;
  • balanço comercial: síntese dos registros de negócios;
  • balanço social (inovação): síntese de ideias e intenção de captação de incentivos;
  • balanço sustentabilidade: relatório de emissão de carbono e medidas compensatórias.

rodada de negócios

O evento levará aos patrocinadores prospects relevantes interessados diretamente em seu produto ou serviço por meio de reuniões de negócios de 30 minutos cada, entre patrocinadores e executivos congressistas. A estrutura está dimensionada para realizar até 720 reuniões de negócios.

como funcionará?

  • Os congressistas full pass deverão indicar as empresas com as quais desejam fazer contato no ato da inscrição;
  • A organização do evento organizará as agendas de reuniões para patrocinadores e congressistas;
  • Ao final da reunião, o congressista poderá registrar e descrever o seu interesse em fazer negócios com o patrocinador;
  • O patrocinador o agraciará com convites para o coquetel principal ou jantar de encerramento.

palestras de patrocinadores

Durante o evento serão realizadas trinta palestras corporativas para até cem participantes cada.

como funcionará?

  • Cada patrocinador deverá informar à coordenação do evento a palestras que vai oferecer;
  • Ao realizar a inscrição, o congressista será convidado a montar a sua grade de palestras;
  • A organização coordenará o controle de acesso às palestras e a avaliação destas. A síntese da lista de presentes e das avaliações fará parte do balanço do impacto da marca.

stand na WOB Expo

Os patrocinadores participarão de um salão de exposições com trinta espaços diferentes para exibição de produtos e serviços de interesse direto dos congressistas. A configuração de cada espaço estará relacionada à cota de patrocínio escolhida.

A organização do evento apoia o patrocinador com os projetos básicos de cada área e coletores de informações de visitantes. A síntese das visitas integrará o balanço de impacto da marca.

exposição visual

As marcas dos patrocinadores estarão visíveis antes, durante e após o evento, sendo o volume de exposição proporcional à cota de patrocínio. Alguns dos espaços: painel dos palcos principais e secundários, pórtico de entrada do evento, anúncios impressos e digitais, site oficial, newsletters, folders, cartazes e painel de imprensa. Será possível patrocinar algumas experiências extras durante evento, que deverão ser negociadas à parte.

prêmio WOB Conference

Os patrocinadores farão ainda a entrega dos troféus do Prêmio de Inovação WOB Conference, em cerimônia de premiação, ao final do congresso. Os projetos serão inscritos antecipadamente no portal do evento, sendo os melhores classificados para apresentação. Uma comissão julgadora selecionará os projetos vencedores.

HÁ DOZE ANOS NO MERCADO, a Arteccom, com 132 congressos já realizados, estimula a troca de experiências e promove o intercâmbio contínuo de 170.000 profissionais ligados às áreas de tecnologia, criatividade e inovação, espalhados por todo o Brasil.

Por meio de eventos, publicações e treinamento, conta com a colaboração de especialistas, brasileiros e estrangeiros, consagrados em suas áreas de atuação. Ao longo desses anos conquistou a credibilidade e a confiança de grandes marcas que contribuem, como patrocinadoras ou anunciantes, para o desenvolvimento profissional desse público. Acreditamos que, fomentando a inovação, estimulamos a criação de soluções sustentáveis para uma sociedade melhor.

perfil dos realizadores

adriana melo

Graduada em Design pela UERJ com MBA Executivo pelo Coppead/UFRJ. Sócia-fundadora da Arteccom. Teve a sua marca reconhecida pelo editor Yoshihiro Endo, como a maior referência para os profissionais de internet no Brasil.

marcus moraes

Graduado em Administração pela Escola Naval e em Análise de Sistemas pela PUC, com MBA em Marketing pela FGV e Executive Education pela Harvard Business School. Membro do Conselho de Administração da Arcon.

EDTED – Encontro de Design e Tecnologia Digital www.edted.com.br

Maior evento do Brasil relacionado a internet. Pioneiro na área, ocorre anualmente nas dez principais capitais do país. Encontra-se em sua 16ª edição e recebe, em média, cinco mil profissionais por ano. É dividido em três espaços: “Design e Marketing”, “Tecnologia e E-commerce” e “Business”. O Edted já foi palco para várias iniciativas no país, como a criação da Abradi – Associação Brasileira das Agências Digitais e o surgimento de novas empresas. Tem servido, ainda, aos longo dos anos, como modelo e inspiração para outras iniciativas no setor e vitrine para os grandes projetos interativos e inovadores.

Fórum Internacional de Design e Tecnologia Digital www.foruminternacional.com.br

Evento que conta com os maiores profissionais do mundo no mercado de criação digital. Ocorre no Rio de Janeiro e em São Paulo, desde 2006, e conta com um público aproximado de mil participantes. Alguns palestrantes que já estiveram presentes no Find: Joshua Davis (EUA), Nicke Bergstrom (Suécia), Rei Inamoto (Japão), Stefan Sagmeister (EUA), Alejandro Paul (Argentina), Mehdi Saeedi (Irã), Joseph Crump (Inglaterra), entre outros.

FNEC Fórum Nacional de E-commerce www.fnec.com.br

Tendo em vista o crescimento do mercado de e-commerce no Brasil – 30% ao ano – e o surgimento de novas iniciativas na área, o FNEC foi criado para discutir assuntos relacionados às soluções e às plataformas para o comércio eletrônico, logística, segurança, comparadores de preço e e-mail marketing, entre outros temas. Conta com a presença dos maiores varejistas do país, tanto no palco como na plateia.

Concurso Peixe Grande www.peixegrande.com.br

Reconhecido internacionalmente, o Peixe Grande é um concurso de sites e blogs. Devido ao crescimento do número de participantes a cada ano – de 2004 a 2010 o número de projetos inscritos passou de 20 para 947 –, o Selo Peixe Grande tornou-se um sinalizador de qualidade em todo o país. Premia os melhores cases em vários quesitos, pela classificação Júri Técnico e Júri Popular.

Revista Wide www.revistawide.com.br

A revista WIDE é a evolução da revista Webdesign, há oito anos no mercado. Com 128 páginas, conta com as editorias: Criação, Tecnologia, Marketing e E-commerce. Possui tiragem de 30 mil exemplares e é distribuída nas principais bancas e livrarias de todo o país. Com versão digital e para e-readers, é atualmente a publicação com melhor resultado de vendas e publicidade em seu segmento.

Compromisso Social www.arteccom.com.br/ong

Com sede em São Gonçalo, núcleos em Fragoso e Santa Luzia (RJ), a ONG Magê-Malien, Crianças que Brilham, coordenada pelo Mestre Jorge Marinho, destina-se a buscar, por meio da prática da capoeira, a realização de sonhos, ideias e expressões do indivíduo. É destinado aos grupos menos favorecidos: população carente, jovens de rua, abandonados, entre outros. Contribuir para a redução do desequilíbrio social buscando a igualdade de oportunidades é, para a Arteccom, desde 1999, o motivo de nosso maior orgulho.